Pontos Turísticos

De praia a mangue a Barra do Jucu têm inúmeras belezas naturais.

Ponte da Madalena

Construída em 1896, liga a reserva de Jacarenema à Barra do Jucu. Seu nome é em homenagem à Banda de Congo da Barra do Jucu, que ficou famosa pela música "Madalena". A ponte passou por um processo de restauração recentemente, tornando-se o novo portão de entrada para a Reserva Ecológica de Jacarenema, que guarda uma rica diversidade de vegetação nativa do Espírito Santo. A reserva é conhecida como Reserva Ecológica Estadual de Jacarenema, conforme Decreto Municipal Nº 056/83.

Igreja Nossa Senhora da Glória 

Conta-se que a imagem de Nossa Senhora da Glória chegou à Comunidade de Barra do Jucú trazida por uma senhora conhecida por Joaninha. Ela vivia em companhia de seu filho. Orações eram feitas em sua residência diante de um oratório. Era uma pequena casa humilde, com assoalho de madeira e tábuas largas. Devido ao fato das pessoas reunirem-se em sua casa, a mesma tornou-se a primeira capela dedicada à Nossa Senhora da Glória.

Com o passar dos anos, precisamente em 1913, chega à essa comunidade o Padre Bermudes que fez a primeira reforma na capela, trocando o piso e construindo o altar em alto relevo, pintado com pó de ouro.

Realizava-se duas festas no decorrer do ano: a do Divino Espírito Santo e a da padroeira Nossa Senhora da Glória. As festas tinham duração de até três dias, envolvendo os moradores dos lugarejos vizinhos: Jaguarussú, Caçaroca e Itapuera.

*fonte: http://www.paroquianavegantes.com.br/gloria.html

Parque Natural de Jacarenema

Criado pelo Decreto Nº 033/03 e ratificado pelo Decreto Nº 026/08, o parque tem uma área de 346,27 há e fica localizado na zona costeira do bairro Barra do Jucu. A área do Parque compreende a Praia da Barrinha, o costão rochoso do Morro da Concha, o manguezal na foz do Rio Jucu, diferentes formações de vegetação de restinga e vegetação ciliar às margens do rio Jucu, formando um mosaico paisagístico atraente e de fundamental importância ecológica.

Apesar das ações predatórias ocorridas nos últimos anos, a área ainda possui características privilegiadas pela sua geografia, contemplando remanescentes de restinga que, no passado, cobriam toda a extensão do litoral capixaba. Abriga amostras significativas da fauna regional, englobando a vida animal do mangue, aves e mamíferos de médio porte.

Em virtude da proximidade das Ilhas de Itaparica e Itatiaia com a foz do rio Jucu, essa região tornou-se o local adequado à reprodução de garças e andorinhas do mar, além de constituir em fonte de alimento para os bandos e seus filhotes.

Em função da tendência ao endemismo animal e vegetal e por contemplar uma área representativa de restinga, uma extensão significativa da área do Parque é identificada como Área de Preservação Permanente (APP). Tal atributo em conjunto à beleza cênica do Parque, marcada pelo encontro do rio com o mar, se torna um local propício à implantação de um pólo de integração homem-natureza, como um atrativo para o desenvolvimento do turismo ecológico e da educação ambiental, dentro de uma perspectiva preservacionista.

Dentre as espécies vegetais encontradas na área do Parque destacam-se: Schinus terebinthifolius (aroeira), Protium icicariba (almescla), Eugenia uniflora (pitanga), Psidium guineense (araçá da praia), Aechmea sp (bromélia). Quanto à fauna, os registros de avifauna para a área de Jacarenema indicaram quatro espécies endêmicas da Mata Atlântica (Leucopternis lacernulata, Brotogeris tirica, Thamnophilus ambigus e Tangara cyanoventris), ocorrendo ainda espécies da mastofauna (Lontra longicaudis) e endêmica da Mata Atlântica (Callithrix geoffroyi).

*fonte: Vila Velha

Morro da Concha

Elevação rochosa na praia, coberta com restinga. Conta com uma estreita escada pavimentada e um corrimão em toda a sua extensão, a fim de facilitar o acesso e não prejudicar a beleza natural deste, de onde se tem uma vista panorâmica de todo o litoral do município.
Localização: Ao norte da praia do Barrão

*fonte: http://www.vilacapixaba.com

PRAIAS

Praia da Barrinha

Fica na margem esquerda da foz do Rio Jucu, reta e com ondas boas para o surf. A construção da Ponte da Madalena facilitou o acesso à praia através da Vila da Barra do Jucu. É aconselhável evitar a margem do Rio, onde redemoinhos enganam os banhistas A praia é considerada excelente para a pesca.
Localização: Pela estrada velha da Barra do Jucu, margeando parte da Reserva de Jacarenema ou atravessando a Ponte da Madalena na Vila Barra do Jucu.

Praia do Barrão

Praia propícia à prática do surf, possui grande extensão de areias brancas e fofas, é reta e adornada por corais tendo o magnífico Morro da Concha ao norte. Possui calçadão e ciclovia. É ideal para a prática de Surf, Body Board e Canoagem sobre as ondas.

Praia da Concha

Península contornada pela pedreira que compõe o Morro da Concha. Sem ondas, com águas mansas, é a mais propícia ao mergulho, sendo utilizada para atracagem de pequenas embarcações.
Localização: Partindo da Praia do Barrão, subir o Morro da Concha, por escada até chegar à Praia da Concha.

*fonte: http://www.vilacapixaba.com

Áudio Visual

Assista algumas produções visuais e documentários ligados à cultura da Barra do Jucu.

Veja outras produções