Rio Jucu/Jacarenema

Um dos mais importantes rios do Espírito Santo atravessa Jacarenema.

Rio Jucu 
 Rio Jucu - foto: www.paixaocapixaba.com.br

RIO JUCU

O Rio Jucu tem uma extensão de 166 km, desde a nascente,em Domingos Martins, até a foz, na Barra do Jucu, em Vila Velha. A nascente do rio Jucu fica na Serra do Castelo, que é uma ramificação da Serra de Pedra Azul. Este é o ponto culminante da Bacia, com 1800 metros de altitude. Sua bacia hidrográfica abrange uma área de 2220 km², na qual estão situados os municípios de Domingos Martins e Marechal Floriano e parte dos municípios de Viana, Vila Velha, Cariacica e Guarapari.

Os principais afluentes do rio Jucu são os rios Jucu Braço Sul, Barcelos, Ponte, Jacarandá e D'Antas, além do ribeirão Tijuco Preto e o córrego Biriricas. O rio Formate, que antigamente era um dos principais afluentes do rio Jucu, foi desviado na década de 50, passando a desaguar no rio Marinho e formando assim uma nova bacia. O rio Marinho, por sua vez, tem grande importância histórica. Construído pelos jesuítas, o canal foi a principal obra de engenharia do século XVIII. Hoje é o principal receptor dos esgotos de Cariacica e Vila Velha, na baixada litorânea da Grande Vitória.

O uso do solo na bacia do Jucu é majoritariamente agropecuário. As várias pequenas indústrias situadas na região da bacia estão localizadas principalmente em Viana, Cariacica e Vila Velha.

O potencial hidráulico do Rio Jucu para geração de energia foi descoberto há muito tempo. O rio recebeu, em 1909, a primeira hidrelétrica do Estado. Atualmente, novos empreendimentos estão planejados ou em execução na região.

*fonte: http://ecobacia.org/bacias/jucu/ 

 

 

RESERVA JACARENEMA

 Jacarenema
 Foto:http://jacarenema.wordpress.com

A Reserva Ecológica de Jacarenema é uma área de proteção ambiental situada na Barra do Rio Jucu, no estado do Espírito Santo. Localizada próxima a Barra do Rio Jucu em Vila Velha – ES possui uma vegetação de restinga de Mata Atlântica que é considerada estar em bom estado de conservação. Possui rica em fauna e flora, cortada pelo rio Jucu, que deságua no mar, provocando o fenômeno das Pororocas em pequenas proporções. Excelente local para pesca, banho e passeios de barco. Possui recantos maravilhosos e escombros jesuíticos.

O principal acesso à reserva é o atrativo do Balneário da Baía, próximo à Ponte da Madalena, onde o visitante pode desfrutar de uma belíssima paisagem de todo o rio Jucu, podendo também observar a revoada das garças nos finais de tarde, um belíssimo espetáculo da natureza. Toda a reserva ecológica de Jacarenema é conhecida como Reserva Ecológica Estadual de Jacarenema, conforme Decreto Municipal N º 056/83. A lei estadual 5.427/1997 que criou a Reserva Ecológica de Jacarenema é de iniciativa do deputado Claudio Vereza e foi sancionada pelo então governador Vitor Buaiz. A lei tem anexo com a delimitação prevista na época. Hoje essa lei está em desacordo com o SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservação, que não previu o tipo de unidade "Reserva Ecológica Estadual", mas isto pode ser corrigido.

*Fonte wikipedia

INJAPA

O INJAPA - Instituto Jacarenema de Pesquisa e Proteção Ambiental, inscrito no CNPJ - 06.190.944.0001-55 é certificado como OSCIP (lei 9.970) e qualificado como sociedade organizada ambiental, n. 08026.008232/2004-61 pelo Ministério da Justiça, ocupa os seguintes conselhos: Grupo Gestor do Parque de Setiba, Gestor do parque de Jacarenema, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Jucu e o Conselho Municipal de Cultura e Arte de Vila Velha, representado pelo presidente Sr. Petrus Lopes Verol Sousa, representante legal, brasileiro, solteiro, empresário, ambientalista, técnico em gestão do terceiro setor nas áreas de comunicação, prestação de conta, marketing social, legislação de Oscip, capitação de recursos e capacitação de voluntariado (MCV-ES), portador do RG nº.1850450 SSP-ES e inscrito no CPF n.º 052.453.307-50, residente na Av. Resplendor - n.º 101, Itapoã, Vila Velha - ES.

Criado em 2004 com foro em Vila Velha e sede é na Barra do Jucu, o INJAPPA funciona em parceira com outras sociedades organizadas e empresas com a finalidade contribuir para a conservação de nossos ambientes naturais, principalmente o Parque Natural Municipal de Jacarenema e o rio Jucu, focando sempre na questão do uso sustentável da água do Rio Jucu.

Todos os projetos desenvolvidos pelo Instituto visam gerar uma concepção de sustentabilidade, eles atuam nas seguintes áreas: pesquisas científicas, educação ambiental, turismo ecológico, televisão, assistencialismo ambiental, esporte e patrimônio natural.

Dos seis projetos que desenvolve todos tem ligação com a água fornecida pela bacia do Jucu.
Descrição
O Injappa - Instituto Jacarenema de Pesquisa Ambiental é uma Oscip sem fins lucrativos criado para promover a conservação da natureza e disseminar práticas empresariais socialmente responsáveis, ajudando empresas e a sociedade a alcançar para um desenvolvimento social, econômico e ambientalmente sustentável.

O conceito de responsabilidade social aplicado à gestão dos negócios se traduz como um co...Ver mais
Informação Geral
Áreas de Atuação do Instituto Jacarenema

• Pesquisa de conservação ambiental utilizando espécie-bandeira;
• Diagnóstico ambiental, planos de Bacias Hidrográficas, Unidades de Conservação e Zona Costeira;
• Educação ambiental;
• Levantamento biológico, sócio econômico e imobiliário;
• Monitoramento da qualidade da água de rios e oceanos;
• Estudo de impactos e recuperação de áreas degradadas;
• Relatórios finais de pesquisa científica e levantamentos técnicos;
• Patrimônio Natural;
• Capacitação técnica em recursos hídricos e terceiro setor;
• Manutenção ambiental em áreas de difícil acesso;
• Eventos sócio-ambientais esportivos e culturais;
• Turismo Ecológico;
• Documentário e Televisão;
• Internet como gestão de recursos naturais;
• Levantamento aéreo e cartográfico;
• Geotecnologia.

*fonte: https://www.facebook.com/pages/Instituto-Jacarenema-de-Pesquisa-Ambiental/174399549293414?id=174399549293414&sk=info

Áudio Visual

Assista algumas produções visuais e documentários ligados à cultura da Barra do Jucu.

Veja outras produções