Cartografia Afetiva do Rio Jucu

Cartografia vem do grego chartis (mapa) e graphein (escrita). Afeto vem do coração, da amizade, da simpatia. O projeto Mergulho Poético tem como objetivo desenhar onde e como a geografia se encontra com a emoção das pessoas que se relacionam com o Rio Jucu, um rio com grande importância para o povo capixaba. O rio Jucu, de 166 km de extensão, é hoje de suma importância para grande parte da população do Espírito Santo, abastecendo 70% da Grande Vitória, mas vem sofrendo grande degradação por conta da construção de represas, correções de curso, esgotos, desmatamentos, assoreamento, agrotóxicos e lixo.

O percurso deste mergulho é composto pelas cidades por onde o rio passa, desde a nascente até a foz : Domingos Martins, Marechal Floriano, Guarapari, Viana, Cariacica e Vila Velha. Buscamos compor uma cartografia afetiva centrada em histórias entre as pessoas e o rio, apropriando-nos de distintas linguagens artísticas: dança, vídeo, fotos, performances, textos e desenhos.

O projeto visa transformar toda essa viagem sensitiva em um material de eco-pedagogia, legitimado por seu poder multiplicador. O resultado do projeto será disponibilizado em página da web e compilada em DVD, junto com um manual de sugestões metodológicas para a arte-educação, com foco em meio ambiente, a ser distribuído a professores da rede de ensino dos municípios visitados. A educação ambiental de maneira integrada- sociedade, escola, família – tem o papel de gerar novos horizontes de pensamento e postura diante da natureza e desse rio. O projeto colabora com o desenvolvimento dessa vertente de educação, que vê na arte uma via transformadora. Integramos a ideia de que é essencial um olhar mais humano e poético sobre nosso patrimônio natural, e que todas as pessoas são capazes de dialogar, refletir e chegar ao entendimento.

Este projeto nasce do trabalho do coletivo ArMaRio de Istórias, uma ação das artistas brasileiras e colombianas Fabiola Melca, fotógrafa, videomaker e performer; Marcela Arantes, artista plástica e dançarina; Valentina Sandoval, atriz e videomaker; Maria Alejandra Muñoz, artista plástica, bailarina e performer; e Joao de Oliveira, artista visual.

Para conhecer mais o projeto, visite: http://www.cartografiariojucu.net

*fonte do texto e imagen: http://armariocoletivo.wordpress.com/mergulho-poetico-cartografia-afetiva-do-rio-jucu/

Áudio Visual

Assista algumas produções visuais e documentários ligados à cultura da Barra do Jucu.

Veja outras produções